sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Dicas de filmes

FILMES QUE TODO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA DEVERIA ASSISTIR

 Por: Gessyane Micaely 

Assistir filmes sobre professores é uma boa maneira de enxergar nossa profissão com outros olhos, e talvez, abrir portas para outros questionamentos, criar novas metas e atitudes profissionais.
Pensando nisso, criamos uma lista de filmes que todo futuro professor deveria assistir.

Prepara a pipoca e bom filme!!


1. Entre os Muros da Escola

   O filme Entre os muros da escola do diretor Laurent Cantet conta a história de Fraçois e seus colegas professores que preparam o novo ano letivo de uma escola da periferia parisiense. Munidos de boas intenções, eles se apoiam para tentar manter vivo o estímulo de dar a melhor educação a seus alunos.
   Na sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, choque entre as diferentes culturas dos jovens que por mais inspiradores e divertidos que sejam, desanimam seus professores e os desestimulam com seus projetos de melhorias que beneficiariam os adolescentes.


Duração: 2h 8min



2. O  Clube do Imperador

William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.

Duração: 109 min. 


3. Uma Mente Brilhante

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

Duração: 2h e 20 min.


4. Escritores da Liberdade

 O filme Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007), baseado em uma história real, aborda de maneira comovente os desafios da educação, em especial num contexto socioeconômico problemático. No filme, a professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos. No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa. A professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustações. Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, Erin não desiste, levanta a cabeça e segue em frente.

Duração: 2h e 3 min.


5. Sociedade dos Poetas Mortos


Carpe Diem - Aproveite o Dia, é a frase mais comentada e marcante dessa história, que mostra as relações de John Keating (Robin Williams), um professor com os alunos, uma turma de adolescentes, cheios de sonhos e vontades, mas inseridos na Welton Academy (preparatória para a universidade), que possui um sistema acadêmico aristocrático, rígido e autoritário. A quebra desses paradigmas educacionais é incentivada pelo professor Keating, através da poesia, que desperta os alunos a pensarem por si próprios e arriscarem a transgredir as regras sufocantes daquela unidade de ensino. Com esse filme o diretor australiano Peter Weir realizou uma das produções mais marcantes do cinema e lançou uma sensível homenagem ao poder transformador da arte e da literatura.

Duração: 2h e 9 min.


3 comentários: