sábado, 7 de janeiro de 2017

Recursos Tecnológicos E O Processo de Ensino e Aprendizagem

     Estamos, definitivamente, presentes na era digital. O crescimento dos meio tecnológicos e o anseio por informações auxiliam cada vez mais o aumento da globalização e assim a cultura da informatização. Atualmente existem diversas ferramentas para se manter conectado e atualizado com tudo e com todos. Em meio tantos recursos disposto na internet como as mídias sociais, guias de busca e os diversos aparelhos tecnológicos, surge o questionamento de até que ponto estes recursos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem.
      Estejamos certos de que hoje em dia tudo que queremos saber/pesquisar, está a nossa disposição  na internet por meio de guias, percebamos então que estes mesmos guias e recursos podem se tornar grandes aliados dos educadores em uma nova prática de ensino.
      De acordo com a temática da aula e o que for planejado para atividades, os alunos podem assistir videos, entrevistas, ler artigos já publicados e expandirem aquilo que inicialmente foi proposto. Neste caso, o Professor poderá sugerir projetos pra além de sala de aula como produções de pesquisas e até mesmo criação de espaços que envolvam a comunidade escolar e/ou o meio social, por exemplo, revistas acadêmicas nas quais os alunos podem criar na própria escola e publicar suas produções e o dia-a-dia das atividades escolares. Outra sugestões seria: uma pagina na internet, criação de campanhas, peças teatrais e etc..
     Uma nova nova prática no processo de ensino e aprendizagem que tenha recursos tecnológicos com um dos grandes aliados terá certamente grandes resultados e benefícios. O projetos que possibilitam a produção do conhecimento e expansão da pesquisa fará alunos mais críticos, criativos e reflexivos capazes de entender que a aprendizagem é algo continuo e que eles são responsáveis por este processo tendo em vista que o Professor é um importante orien
tador neste caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário