Livros indispensáveis na formação do professor
Por: Gessyane Micaely
A seguir, uma lista com 5 livros que vão auxiliar tanto os estudantes de Pedagogia que já atuam na área quanto aqueles que ainda irão adentrar nesse mundo da sala de aula.
1. As Cem Linguagens da Criança
Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman, 296 págs., Ed Penso
Clássico mundial a respeito do trabalho com a Educação Infantil na
cidade italiana Reggio Emilia, aclamada como a melhor do mundo há 50
anos. Oferece importante reflexão sobre como as crianças são concebidas e
suas aprendizagens baseadas nas relações, no contexto social e cultural
e aponta para a importância da documentação pedagógica.
2. Professora Sim, Tia Não - Cartas à quem ousa ensinar
Paulo Freire, 128 págs., Ed Olho d’Água
Neste livro, Paulo Freire se mostra preocupado com a compreensão do
leitor. Defende sua leitura mesmo por aqueles que não concordarem com o
que ele diz, afirmando ser válido na medida em que aprendem a ser mais
abertos, menos sectários, considerando, ainda, que o diferente e o
antagônico sempre têm algo a ensinar. Interessante que ele reconhece não
ter “a verdade”, mas “verdades” que gostaria que fossem úteis à
formação e prática docente.
3. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho - O Conhecimento é um Caleidoscópio
Fernando Hernández e Montserrat Ventura, 200 págs., Ed Penso
Ainda que possa ser complementado por textos mais recentes, o livro
mantém atualidade ao contribuir com uma discussão sobre a organização do
currículo por meio de projetos que estimulam a resolução de problemas
em equipe, a fim de estimular o pensamento crítico e a produção autoral e
ofertar uma alternativa concreta para a pedagogia informativa e
memorizadora.
4. A Prática Educativa - Como ensinar
Antoni Zabala, 224 págs., Ed Artmed
A partir de uma perspectiva de análise e reflexão, o autor propõe pautas e orientações sobre a ação educativa que visam a melhorá-la. As decisões sobre essas e outras questões relacionadas sobre como ensinar haverão de se justificar pela função social do ensino e pela concepção dos processos de aprendizagem.
5. O Trabalho Docente - Avaliação, Valorização e Controvérsias
Bernadete A. Gatti, 256 págs., Ed Autores Associados – Fundação Carlos Chagas
A questão da valorização social de
professores tem se centrado em aspectos idealizados da profissão e em
aspectos de sua carreira e salário, questões importantes, porém não
únicas a considerar quando se trata de atribuição de valor profissional.
A construção social de valor profissional é perpassada também por
aspectos ligados às práticas profissionais concretizadas em contextos
diversos nos quais a profissão se insere, e pela percepção dos aspectos
de formação a ela associados





Pelo que foi explicado de cada um, tenho ctz que vão auxiliar muitas pessoas haha ( gostei do titulo do segundo livro )
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